DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1097

Título: A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação: entrevista com Carlos Eduardo Barros da Silva
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes e desenvolvido em parceria com o Projeto Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação da UFPA.
Data de publicação: 2012
Descrição: O conjunto de vídeos "A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação”, apresenta a história de luta dos chamados Soldados da Borracha, que são os homens nordestinos recrutados durante o governo do presidente Getúlio Vargas, entre os anos de 1942 e 1945, para trabalhar na produção de borracha nos seringais amazônicos, atendendo ao Acordo de Washington entre o Brasil e os Estados Unidos, no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste conteúdo, encontra-se a entrevista concedida por Carlos Eduardo Barros da Silva, no dia 27 de abril de 2012. Nesta entrevista, ele relata que ingressou na Defensoria Pública do Pará, em 2007. Inicialmente, comenta sobre sua trajetória, ressaltando que trabalhou no município de Brasil Novo, na Transamazônica; e sobre sua transferência para Santarém, onde iniciou seu contato com os Soldados da Borracha, em 2009. Também, fala sobre a sua participação na elaboração do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 556/2002, referente ao reconhecimento dos direitos das pessoas que foram convocadas, no período de 1942 a 1945, para extrair látex na Amazônia. Explica, ainda, o processo de atendimento e identificação dos Soldados da Borracha. Comenta que, tempos depois, realizou mutirão de uma semana nos municípios, fazendo cursos de preparação para outros defensores públicos. Também, explana que, em 2011, os Soldados da Borracha foram reconhecidos como heróis nacionais, por lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Assunto: Soldados da borracha
História
Nordeste
Amazônia
Justiça e reparação
Direitos humanos
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 10min e 04seg
Parte 2: 09min e 32seg
Parte 3: 07min e 42seg
Créditos: Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Roteiro de entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Coordenação Geral da Produção Videográfica: Malcher, Maria Ataide.
Produção Executiva: Rodrigues, Clareana; Silva, Edenice Pereira da; Miranda, Fernanda Chocron; Carvalho, Vanessa Brasil de.
Produção: Fadel, Ana Caroline; Rodrigues, Clareana; Silva, Edenice Pereira da; Miranda, Fernanda Chocron; Amorim, Gabriela; Dias, Geisa. Gomes, Gleidson Wirllen Bezerra; Reale, Manuella Vieira; Costa, Natália; Silva, Rodrigo Antonio; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Lopes, Suzana Cunha; Neves, Thiane; Pinho, Uriel; Carvalho, Vanessa Brasil de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Reitoria. A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação: com Carlos Eduardo Barros da Silva. Belém: UFPA, 2012. 1 vídeo (27min e 19seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1097>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O conjunto de vídeos "A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação", coordenado pela professora Edilza Joana Oliveira Fontes, visa registrar a história de luta de reconhecimento e legalização de direitos dos homens conhecidos como Soldados da Borracha, por meio de entrevista com cinco desses homens e com o defensor público do Pará, Carlos Eduardo Barros da Silva. Este, é criador do projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 556/2002, que tramita desde 2002 no Congresso Nacional. O objetivo dessa ementa é estender aos Soldados da Borracha os mesmos direitos garantidos pela Constituição Federal aos ex-combatentes (pracinhas) das Forças Armadas que participaram da Guerra.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil