Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/817
|
Título: | Projeto Capacitação Moodle: Depoimento da professora France Fraiha Martins (Inglês) |
Autor(es): | Veloso, José Miguel Martins. Malcher, Maria Ataide. Eliasquevici, Marianne Kogut. Leite, Selma Dias. |
Concepção: | Este produto é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, pela Coordenadoria de Produção de Material Didático e pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI da Assessoria de Educação a Distância da UFPA, com concepção pedagógica de Marianne Kogut Eliasquevici e Silvana Tabosa Salomão. |
Data de publicação: | 2011 |
Descrição: | Este conteúdo, que integra um conjunto de depoimentos na linguagem audiovisual sobre o uso do Moodle por alunos, professores e tutores da UFPA, apresenta o relato de France Fraiha Martins, professora de graduação presencial, que tem se dedicado à compreensão das relações que existem entre o aluno, o conhecimento e o professor dentro dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Dentre as vantagens dos AVAs, a professora destaca a interatividade e a virtualidade desses ambientes que possibilitam uma comunicação bidirecional e flexibilidade em espaço temporal.
Para o processo de formação com uso do Moodle, a entrevistada considera importante que o professor domine tanto a técnica quanto o potencial desse ambiente, para que alunos e futuros professores possam fazer melhores escolhas em suas práticas de ensino.
No vídeo, a entrevistada expõe como organiza sua sala de aula virtual e como faz uso e avalia os alunos a partir do fórum de discussão, que pressupõe a interação coletiva entre os participantes, e da atividade diário que propicia que os alunos elaborem registros reflexivos sobre o seu processo de formação.
A professora ressalta também que em um ambiente virtual de aprendizagem deve haver uma relação não hierárquica entre professor e aluno. |
Assunto: | Ambiente virtual de aprendizagem Uso pedagógico Metodologia de ensino Avaliação educacional Vantagens Diário Fórum de discussão Relação professor aluno Moodle Universidade Federal do Pará (UFPA) Desvantagens Educação a distância |
Idioma original: | pt_BR |
Legendado em: | Español |
Tempo/Tamanho: | Parte 1: 13min e 53seg Parte 2: 10min e 22seg |
Créditos: | Direção geral: Miranda, Fernanda Chocron. Direção Executiva: Miranda, Fernanda Chocron; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut. Entrevistado: Athayde, Antonio Inácio de. Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Reale, Manuella Vieira; Eliasquevici, Marianne Kogut; Maciel, Mayara Santos; Salomão, Silvana Tabosa. Direção de arte: Acquerello Design. |
Referência: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Projeto Capacitação Moodle: depoimento da professora France Fraiha Martins. Colaboração de José Miguel Veloso; Maria Ataide Malcher; Marianne Kogut Eliasquevici; Selma Dias Leite. Concepção e desenvolvimento: Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia; Coordenadoria de Produção de Material Didático; Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em TI. Concepção pedagógica: Marianne Kogut Eliasquevici e Silvana Tabosa Salomão. Direção geral: Fernanda Chocron Miranda. Belém: UFPA, 2011. 1 vídeo (tempo). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/817>. Acesso em: |
Licença: | Este trabalho está licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |
Nota: | Este vídeo faz parte do conjunto de materiais didáticos produzidos pelo Projeto Capacitação de Multiplicadores na Plataforma Moodle /UFPA composto de um seriado sobre o uso pedagógico dos recursos e atividades do ambiente virtual de aprendizagem Moodle (oito vídeos) e de uma série de depoimentos de professores, tutores e alunos sobre a utilização do Moodle na UFPA (16 vídeos). |
Aparece nas Coleções: | Vídeo
|
Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|