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dc.contributor (Realização)Universidade Federal do Pará. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de Comunicação.pt_BR
dc.contributor.author (Autor(es))Leite, Selma Dias.-
dc.contributor.author (Autor(es))Malcher, Maria Ataide.-
dc.contributor.author (Autor(es))Seixas, Netília Silva dos Anjos.-
dc.contributor.author (Autor(es))Paula, Leandro Raphael N. de.-
dc.contributor.other (Concepção)Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Projeto Academia Amazônia em parceria com a Assessoria de Educação a Distância da UFPA.pt_BR
dc.date.accessioned (Data da adesão)2012-09-21T17:12:17Z-
dc.date.available (Data da disponibilização)2012-09-21T17:12:17Z-
dc.date.issued (Data de publicação)2010-
dc.identifier.citation (Referência)UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de Comunicação. Educação sem fronteiras na Amazônia: entrevista com Marlene Rodrigues Medeiros Freitas (áudio). In: Leite, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectiva da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. Disco 4. (Entrevistas). (10min e 17seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/878>. Acesso em:-
dc.identifier.uri (URI)http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/878-
dc.description (Descrição)Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato da professora Marlene Freitas, que apresenta um histórico da implantação da educação a distancia na Universidade Federal do Pará. Aborda, também, a necessidade de superação de barreiras, principalmente referentes à crença de que um curso a distância não possui a mesma qualidade de que um curso presencial. Ressalta, ainda, a relevância desta modalidade de ensino para região Norte dada sua grandeza territorial, o que dificulta o acesso à educação superior e à qualificação profissional. Destaca a importância do momento em que o Ministério da Educação assumiu uma política de educação a distância, algo que resultou na criação da Universidade Aberta do Brasil, na diminuição da desconfiança com relação à modalidade e na contratação de professores destinados exclusivamente para trabalhar com educação a distância. Enfatiza que só por meio da educação a distancia será possível prover uma educação profissional e romper com a presença de professores leigos que ainda hoje se encontram atuando no mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorship (Fomento)Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).pt_BR
dc.format.extent (Tempo/Tamanho)12min e 57segpt_BR
dc.format.medium (Suporte)Disponibilização em DVD.pt_BR
dc.language (Idioma original)pt_BRpt_BR
dc.publisher (Publicador/Editor)Universidade Federal do Pará. Faculdade de Comunicação.pt_BR
dc.relation.ispartof (???metadata.dc.relation.ispartof???)O recurso descrito é parte integrante do material multimídia contido na publicação: LEITE, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010.pt_BR
dc.rights (Licença)Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.pt_BR
dc.subject (Assunto)Educação a distânciapt_BR
dc.subject (Assunto)Ensino superiorpt_BR
dc.subject (Assunto)Implantaçãopt_BR
dc.subject (Assunto)Amazôniapt_BR
dc.subject (Assunto)Educação continuadapt_BR
dc.subject (Assunto)Universidade Aberta do Brasil (UAB)pt_BR
dc.subject (Assunto)Formação de professorespt_BR
dc.title (Título)Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Marlene Rodrigues Medeiros Freitas (áudio)pt_BR
dc.type (Tipo)Audiopt_BR
dc.rights.holder (Direitos autorais)Universidade Federal do Pará, 2010.pt_BR
dc.location (Local)Belém, Pará, Brasilpt_BR
dc.contributor.credits (Créditos)Direção Geral: Malcher, Maria Ataide.pt_BR
dc.contributor.credits (Créditos)Direção Executiva: Miranda, Fernanda Chocron.pt_BR
dc.contributor.credits (Créditos)Direção de Arte: Rose Pepe Produções e Design.pt_BR
dc.contributor.credits (Créditos)Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Leandro Raphael N. de Paula.pt_BR
dc.contributor.credits (Créditos)Produção: Fontes, Ana Juliana; Miranda, Fernanda Chocron; Paula, Leandro Raphael N. de; Souza, Maíra de.pt_BR
dc.description2 (Description)This content, which is part of the multimedia material of the book Borderless Education in the Amazon: trajectory and perspectives of the UFPA distance learning, brings the report given by the of professora Marlene Freitas, who presents a detailed report on the implantation of the distance learning at the Federal University of Pará. She also talks about the necessity of overcoming the barriers, mainly those referred to the belief that a distance learning course doesn’t have the same quality as a presencial one. She still underlines the relevance of this teaching method for the North region because of its huge territory, what makes the access to the higher education and professional qualification harder. She points out the importance of the moment when the Ministry of Education assumed a distance learning policy, something that resulted into the creation of the Open University of Brazil, the reduction of the unbelief of this method and the arrival of exclusive professors to work with distance learning. She emphasizes that only through the distance learning will be possible to deliver a professional education and break with the presence of outsider teachers who still work in the marketplace nowadays.pt_BR
dc.description3 (Descripcíon)Este contenido, que hace parte Del material multimedia del libro Educación sin Fronteras en la Amazonía: trayectoria y perspectivas de la educación a distancia de la UFPA, presenta el relato de la profesora Marlene Freitas, que presenta un historial de la implantación de la educación a distancia en la Universidad Federal de Pará. Aborda también, la necesidad de superar barreras, principalmente referentes a la creencia que un curso a distancia no tiene la misma calidad que un curso presencial. Resalta la relevancia de esta modalidad de enseñanza para la región Norte dada su grandeza territorial, lo que dificulta el acceso a la educación superior y a la cualificación profesional. Destaca la importancia del momento en que el Ministerio de Educación asumió una política de educación a distancia, algo que resultó en la creación de la Universidad Abierta de Brasil, en la disminución de la desconfianza con relación a la modalidad y en la contratación de profesores destinados exclusivamente para trabajar con educación a distancia. Enfatiza que solamente por medio de la educación a distancia será posible proveer una educación profesional y terminar con la presencia legos que hoy todavía, están actuando en el mercado de trabajo.pt_BR
dc.subject2 (Subject)Distance educationpt_BR
dc.subject2 (Subject)Higher educationpt_BR
dc.subject2 (Subject)Implantationpt_BR
dc.subject2 (Subject)Amazonpt_BR
dc.subject2 (Subject)Continued educationpt_BR
dc.subject2 (Subject)Open University of Brazil (UAB)pt_BR
dc.subject2 (Subject)Teacher’s trainingpt_BR
dc.subject3 (Asunto)Educación a distanciapt_BR
dc.subject3 (Asunto)Enseñanza superiorpt_BR
dc.subject3 (Asunto)Implantaciónpt_BR
dc.subject3 (Asunto)Amazoníapt_BR
dc.subject3 (Asunto)Formación continuadapt_BR
dc.subject3 (Asunto)Universidad Abierta de Brasil (UAB)pt_BR
dc.subject3 (Asunto)Formación de profesorespt_BR
dc.subject.cnpq (Área do Conhecimento/CNPq)Institucionalpt_BR
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