DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1081

Título: Biblioteca de Objetos Matemáticos: vídeo relatório
Autor(es): Veloso, José Miguel Martins.
Malcher, Maria Ataide.
Nascimento, Márcio Lima do.
Concepção: Este material foi concebido pelo professor doutor Márcio Lima do Nascimento e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da UFPA.
Data de publicação: 2012
Descrição: A Biblioteca de Objetos Matemáticos da Universidade Federal do Pará (UFPA) é um projeto de pesquisa desenvolvido desde o ano de 2012 pelo professor Márcio Lima do Nascimento, da Faculdade de Matemática da UFPA. Trata-se de um projeto constituído de um repositório de objetos concretos, vídeos, animações e jogos, visando a aproximação entre os estudantes das escolas de ensino fundamental e médio do estado do Pará e a Matemática vista nas licenciaturas, nas engenharias e aplicações, congregando ludicidade e beleza na Matemática, sem prescindir do rigor e profundidade dos assuntos envolvidos. Neste conteúdo, encontram-se atividades desenvolvidas em duas escolas pelo professor Márcio Lima do Nascimento. Nas aulas, o professor propõe mostrar a Matemática viva e instigante, sem perder seu rigor científico, mas também com ludicidade e diversão. São abordados temas como planos de superfície regrada, centro de massa (que dá equilíbrio à forma), triângulo de Releaux, braquistócrona (curva de menor tempo), Icosiano, jogo da velha em 3D e targran.
Assunto: Faculdade de Matemática
Objetos Matemáticos
Ensino
Universidade
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 10min e 06seg
Parte 2: 11min e 35seg
Parte 3: 13min e 32seg
Créditos: Direção Geral: Lopes, Suzana Cunha.
Roteiro: Brito, Érico Gabriel Almeida; Miranda, Fernanda Chocron; Silveira, Ingrid Raiol da; Nascimento, Márcio Lima do; Lopes, Suzana Cunha; Duarte, Wellington Evangelista.
Edição de vídeo: Miranda, Fernanda Chocron; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Lopes, Suzana Cunha.
Cinegrafia: Parolin, Filipe; Silva, Marcelo Rodrigues.
Apresentação: Brito, Érico Gabriel Almeida; Nascimento, Márcio Lima do; Duarte, Wellington Evangelista.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Faculdade de Matemática. Assessoria de Educação a Distância. Biblioteca de Objetos Matemáticos: vídeo relatório. Belém: UFPA, 2012. 1 vídeo (35min e 10seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1081>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/ ou envie uma carta para Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.
Nota: Neste vídeo, o professor ministra aulas sobre os objetos matemáticos, para alunos da Escola Madre Zarife Sales, em 03/10/2012, e da Escola Paulino de Brito, em 24/10/2012, ambas localizadas em Belém do Pará.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil