DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1090

Título: Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 – Entrevista com o professor Marcos Diniz
Autor(es): Maneschy, Carlos Edilson de Almeida.
Veloso, José Miguel Martins.
Malcher, Maria Ataide.
Concepção: Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Assessoria de Educação a Distância, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Vaz, Fernanda Chocron Miranda, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici.
Data de publicação: 2013
Descrição: Este conteúdo refere-se à entrevista de Marcos Monteiro Diniz, professor responsável pelas atividades da Disciplina de Cálculo I ofertada na ação piloto do Projeto Newton. O docente comenta suas expectativas sobre o Projeto para o aprimoramento do ensino de Cálculo I, nos cursos de graduação da UFPA. Entre os assuntos abordados estão a importância e os desafios do ensino de Cálculo I na formação de profissionais e pesquisadores do campo das Engenharias, o funcionamento e como se deu o processo de estruturação da disciplina de Cálculo I para a ação piloto do Projeto Newton e como a proposta idealizada possivelmente contribuirá na formação dos estudantes.
Assunto: Projeto Newton
Engenharia
Cálculo 1
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 12min e 48seg
Parte 2: 14min e 07seg
Créditos: Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Veloso, José Miguel Martins; Diniz, Marcos Monteiro; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut
Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de
Direção de Arte: Acquerello Design
Entrevistado: Diniz, Marcos Monteiro
Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut
Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues
Cenário: Silva, Marcelo Rodrigues; Leal, Marcus Anderson Batista; Lopes, Sônia; Guedes, Suelen Miyuki Alves
Montagem e Edição de Vídeo: Jatene, Íris de Araújo; Guedes, Suelen Miyuki Alves
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Assessoria de Educação a Distância. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo I – Entrevista com o professor Marcos Diniz. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso e Maria Ataide Malcher. Belém: UFPA, 2013. 1 vídeo (26min e 55seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1090>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. De modo inicial, a ação piloto do projeto vai envolver os alunos de graduação das Engenharias que ainda no primeiro semestre de suas trajetórias cursarão a Disciplina de Cálculo I. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista às contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerado o embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil