Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1095
|
Título: | Projeto Newton: Disciplina de Cálculo I – Entrevista com o reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy |
Autor(es): | Maneschy, Carlos Edilson de Almeida. Veloso, José Miguel Martins. Malcher, Maria Ataide. |
Concepção: | Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Assessoria de Educação a Distância, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Vaz, Fernanda Chocron Miranda, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici. |
Data de publicação: | 2013 |
Descrição: | Este conteúdo refere-se à entrevista do Reitor da UFPA, o professor Carlos Edilson Maneschy, que trata sobre o papel do Cálculo I na formação de profissionais e pesquisadores nas Engenharias, os principais desafios do ensino e do aprendizado dessa disciplina na instituição. O reitor aborda ainda como surgiu a ideia de potencializar a oferta de disciplinas básicas da graduação a partir do uso estratégico de metodologias de ensino e recursos tecnológicos já disponíveis e o que essa iniciativa piloto representa para a trajetória do ensino de graduação da universidade. Por fim, o reitor fala sobre o que os alunos calouros podem esperar da disciplina de Cálculo I que será ofertada na ação piloto do Projeto Newton e deixa uma mensagem convidando os alunos que vão começar sua trajetória acadêmica na UFPA a vivenciar novas formas de ensinar e aprender a partir da iniciativa. |
Assunto: | Projeto Newton Engenharia Cálculo 1 |
Idioma original: | pt_BR |
Tempo/Tamanho: | Parte 1: 05min e 57seg Parte 2: 11min e 15seg |
Créditos: | Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Veloso, José Miguel Martins; Diniz, Marcos Monteiro; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut. Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de. Direção de Arte: Acquerello Design. Entrevistado: Maneschy, Carlos Edilson de Almeida. Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Malcher, Maria Ataide; Eliasquevici, Marianne Kogut. Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues. Cenário: Silva, Marcelo Rodrigues; Leal, Marcus Anderson Batista; Lopes, Sônia; Guedes, Suelen Miyuki Alves. Montagem e Edição de Vídeo: Jatene, Íris de Araújo; Guedes, Suelen Miyuki Alves. |
Referência: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Assessoria de Educação a Distância. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo I – Entrevista com o reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso e Maria Ataide Malcher. Belém: UFPA, 2013. 1 vídeo (16min e 12seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1095>. Acesso em: |
Licença: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |
Nota: | O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. De modo inicial, a ação piloto do projeto vai envolver os alunos de graduação das Engenharias que ainda no primeiro semestre de suas trajetórias cursarão a Disciplina de Cálculo I. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista às contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerado o embrião do Cálculo Diferencial e Integral. |
Aparece nas Coleções: | Vídeo
|
Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|