DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1099

Título: A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação: entrevista com José Ayres de Almeida
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes e desenvolvido em parceria com o Projeto Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação da UFPA.
Data de publicação: 2012
Descrição: O conjunto de vídeos "A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação”, apresenta a história de luta dos chamados Soldados da Borracha, que são os homens nordestinos recrutados durante o governo do presidente Getúlio Vargas, entre os anos de 1942 e 1945, para trabalhar na produção de borracha nos seringais amazônicos, atendendo ao Acordo de Washington entre o Brasil e os Estados Unidos, no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Neste conteúdo, encontra-se a entrevista concedida pelo ex seringueiro José Ayres de Almeida, no dia 27 de abril de 2012. Nesta entrevista, ele relata que foi escolhido por um seringalista de Anajás, no Pará, para trabalhar como copeiro no barracão do seringal. Ainda, destaca que teve uma experiência como seringalista em Anajás, por dois anos. José Ayres Almeida comenta, também, sobre o benefício que ele já recebe do Governo Federal relacionado ao seu tempo serviço na época, além de detalhar sua história nesse período de trabalho.
Assunto: Soldados da borracha
História
Nordeste
Amazônia
Justiça e reparação
Seringalista
Direitos humanos
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 11min e 14seg
Parte 2: 12min e 49seg
Parte 3: 06min e 40seg
Créditos: Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Roteiro de entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Coordenação Geral da Produção Videográfica: Malcher, Maria Ataide.
Produção Executiva: Rodrigues, Clareana; Silva, Edenice Pereira da; Miranda, Fernanda Chocron; Carvalho, Vanessa Brasil de.
Produção: Fadel, Ana Caroline; Rodrigues, Clareana; Silva, Edenice Pereira da; Miranda, Fernanda Chocron; Amorim, Gabriela; Dias, Geisa. Gomes, Gleidson Wirllen Bezerra; Reale, Manuella Vieira; Costa, Natália; Silva, Rodrigo Antonio; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Lopes, Suzana Cunha; Neves, Thiane; Pinho, Uriel; Carvalho, Vanessa Brasil de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Reitoria. A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação: com José Ayres Almeida. Belém: UFPA, 2012. 1 vídeo (30min e 44seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1099>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O conjunto de vídeos "A Luta dos Soldados da Borracha por Justiça e Reparação", coordenado pela professora Edilza Joana Oliveira Fontes, visa registrar a história de luta de reconhecimento e legalização de direitos dos homens conhecidos como Soldados da Borracha, por meio de entrevista com cinco desses homens e com o defensor público do Pará, Carlos Eduardo Barros da Silva. Este, é criador do projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 556/2002, que tramita desde 2002 no Congresso Nacional. O objetivo dessa ementa é estender aos Soldados da Borracha os mesmos direitos garantidos pela Constituição Federal aos ex-combatentes (pracinhas) das Forças Armadas que participaram da Guerra.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil