Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1297
|
Título: | Projeto Newton: Roda de Conversa na Semana do Calouro UFPA 2014 |
Autor(es): | Maneschy, Carlos Edilson de Almeida. Veloso, José Miguel Martins. Malcher, Maria Ataide. Eliasquevici, Marianne Kogut. Miranda, Fernanda Chocron. Lopes, Suzana Cunha. |
Concepção: | Este conteúdo foi concebido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da UFPA para discussão e divulgação das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Newton. Este, por sua vez, foi idealizado pelo Gabinete da Reitoria, Assessoria de Educação a Distância, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. |
Data de publicação: | 2014 |
Descrição: | Este vídeo refere-se à Roda de Conversa realizada pela equipe do Projeto Newton para os alunos novos da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Semana do Calouro dessa instituição, no dia 27 de fevereiro de 2014, no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia dessa universidade. O encontro foi mediado pela professora doutora Marianne Kogut Eliasquevici, que intermediou a discussão em três blocos, de 30 minutos cada, com os temas: 1) A entrada na universidade; 2) A experiência do primeiro ano do Projeto Newton; e 3) Novas formas de ensinar e aprender. Os integrantes da Roda de Conversa foram o professor de Cálculo 1 desse projeto, professor doutor Marcos Monteiro Diniz, a professora mestre, do curso de Engenharia Elétrica da UFPA e integrante do Projeto de Curso de Nivelamento da Aprendizagem em Ciências Básicas para Engenharias (PCNA), Rosana Paula de Oliveira Soares, a tutora do projeto, Lidiane Cristina da Costa Carvalho, e um aluno egresso do Projeto Newton, João Carlos Fonseca, além da interação de alunos da plateia. O objetivo desse momento foi compartilhar experiências e discutir novas formas de aprender e ensinar na Universidade, proporcionando discussões sobre experiências já vivenciadas no projeto e refletir os caminhos para a inovação no ensino de graduação, a fim de qualificar a formação universitária. |
Assunto: | Projeto Newton Engenharias Cálculo Experiências Relação aluno-professor Egresso do projeto Relação aluno-tutor |
Idioma original: | pt_BR |
Tempo/Tamanho: | Parte 1: 13min e 27seg Parte 2: 17min e 33seg Parte 3: 17min e 39seg Parte 4: 16min e 45seg Parte 5: 13min e 03seg Parte 6: 20min e 01seg |
Créditos: | Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Eliasquevici, Marianne Kogut; Oliveira, Igor Silva de. Direção de Arte: Acquerello Design. Mediadora: Eliasquevici, Marianne kogut. Entrevistados da Roda de Conversa: Eliasquevici, Marianne Kogut; Diniz, Marcos Monteiro; Soares, Rosana Paula de Oliveira;
Carvalho, Lidiane Cristina da Costa; Fonseca, João Carlos. Consultoria e Gerência Técnica: Nascimento, Chrystiam. Supervisão Técnica: Leal, Marcus Anderson Batista. Direção de Fotografia e de Imagem: Silva, Marcelo Rodrigues. Edição de Imagem: Silva, Edenice Pereira da. |
Referência: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Assessoria de Educação a Distância. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Roda de Conversa na Semana do Calouro UFPA 2014. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso, Maria Ataide Malcher e Marianne kogut Eliasquevici. Belém: UFPA, 2014. 1 vídeo (1h 38min e 28seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/1297>. Acesso em: |
Licença: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |
Nota: | O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo do Projeto é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. Em sua segunda etapa, o projeto vai envolver os alunos de graduação das Engenharias que ainda no primeiro ano de suas trajetórias cursarão a Disciplina de Cálculo I ou de Cálculo II. O projeto recebeu esse nome tendo em vista às contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerado o embrião do Cálculo Diferencial e Integral. |
Aparece nas Coleções: | Vídeo
|
Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|