| 
        
            | Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117 |  
 
| Título: | Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula inaugural do Projeto – Prof. Miguel Chaquiam. |  | Autor(es): | Maneschy, Carlos Edilson de Almeida. Veloso, José Miguel Martins.
 Vaz, Cristina Lúcia Dias.
 Malcher, Maria Ataide.
 Eliasquevici, Marianne Kogut.
 Chaquiam, Miguel.
 Diniz, Marcos Monteiro.
 Coelho, Tiago Leandro.
 |  | Concepção: | Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Dias Vaz, Fernanda Chocron Miranda, Jerônimo Monteiro Noronha Neto, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici. |  | Data de publicação: | 2018-03-19 |  | Descrição: | Este vídeo integra um conjunto de conteúdos em linguagem multimídia desenvolvido para o Projeto Newton. Este produto refere-se a Aula Inaugural do Projeto que marcou o início das atividades da Disciplina de Cálculo I, no dia 19 de Março de 2018, no Auditório e salas de aula do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA. A aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e teve como tema: “O cientista paraense Guilherme de La Penha: do curso de Engenharia Mecânica da UFPA à Direção de Programas Espaciais da Agência Espacial Brasileira”. Nesta ocasião, além de boas-vindas aos alunos, também foram apresentados objetivos e funcionamento do Projeto Newton pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz. |  | Assunto: | Projeto Newton Engenharias
 Cálculo
 Aula inaugural
 Guilherme de La Penha
 |  | Idioma original: | pt_BR |  | Tempo/Tamanho: | Parte 1: 16min04seg Parte 2: 15min39seg
 Parte 3: 13min41seg
 Parte 4: 15min16seg
 Parte 5: 15min42seg
 Parte 6: 15min24seg
 Parte 7: 09min25seg
 |  | Créditos: | Direção Geral: Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide. Direção Geral da Aula: Miranda, Fernanda Chocron; Lopes, Suzana Cunha; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Quemel, Júlia.
 Direção de Fotografia e de Imagem: Silva, Marcelo Rodrigues.
 Supervisão Técnica: Leal, Marcus Anderson Batista.
 Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de.
 Direção de Arte: Acquerello Design.
 Professor Ministrante: Chaquiam, Miguel.
 |  | Referência: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula do dia 19/03/2018. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso, Cristina Lúcia Dias Vaz, Maria Ataide Malcher, Marianne Kogut Eliasquevici, Miguel Chaquiam, Marcos Monteiro Diniz, Tiago Leandro Coelho. Belém: UFPA, 2018. 1 vídeo (1h41min11seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2117>. |  | Licença: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |  | Nota: | O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista as contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerada o embrião do Cálculo Diferencial e Integral. |  | Aparece nas Coleções: | Vídeo 
 |  
 
    
 Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário. |