DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2120

Título: Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula inaugural do Projeto – Prof. Miguel Chaquiam.
Autor(es): Maneschy, Carlos Edilson de Almeida.
Veloso, José Miguel Martins.
Vaz, Cristina Lúcia Dias.
Malcher, Maria Ataide.
Eliasquevici, Marianne Kogut.
Chaquiam, Miguel.
Diniz, Marcos Monteiro.
Veiga, Emerson de Sousa.
Concepção: Este projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia. A concepção pedagógica do projeto é de Cristina Lúcia Dias Vaz, Fernanda Chocron Miranda, Jerônimo Monteiro Noronha Neto, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento, Marcos Monteiro Diniz, Maria Ataide Malcher e Marianne Kogut Eliasquevici.
Data de publicação: 2018-03-20
Descrição: Este vídeo integra um conjunto de conteúdos em linguagem multimídia desenvolvido para o Projeto Newton. Este produto refere-se a Aula Inaugural do Projeto que marcou o início das atividades da Disciplina de Cálculo I, no dia 19 de Março de 2018, no Auditório e salas de aula do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA. A aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e teve como tema: “O cientista paraense Guilherme de La Penha: do curso de Engenharia Mecânica da UFPA à Direção de Programas Espaciais da Agência Espacial Brasileira”. Nesta ocasião, além de boas-vindas aos alunos, também foram apresentados objetivos e funcionamento do Projeto Newton pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz.
Assunto: Projeto Newton
Engenharias
Cálculo
Aula inaugural
Guilherme de La Penha
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 13min15seg
Parte 2: 16min03seg
Parte 3: 15min07seg
Parte 4: 15min05seg
Parte 5: 15min27seg
Parte 6: 15min40seg
Parte 7: 12min12seg
Créditos: Direção Geral: Veloso, José Miguel Martins; Malcher, Maria Ataide.
Direção Geral da Aula: Miranda, Fernanda Chocron; Lopes, Suzana Cunha; Guedes, Suelen Miyuki Alves; Quemel, Júlia.
Direção de Fotografia e de Imagem: Silva, Marcelo Rodrigues.
Supervisão Técnica: Leal, Marcus Anderson Batista.
Concepção Visual: Guedes, Suelen Miyuki Alves; Souza, Weverton Raiol Gomes de.
Direção de Arte: Acquerello Design.
Professor Ministrante: Chaquiam, Miguel.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Gabinete da Reitoria. Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão. Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Instituto de Tecnologia. Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2018/2) – Aula do dia 19/03/2018. Autoria de Carlos Edilson de Almeida Maneschy, José Miguel Martins Veloso, Cristina Lúcia Dias Vaz, Maria Ataide Malcher, Marianne Kogut Eliasquevici, Miguel Chaquiam, Marcos Monteiro Diniz, Emerson de Sousa Veiga. Belém: UFPA, 2018. 1 vídeo (1h42min57seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2120>.
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O Projeto Newton se constitui sob uma perspectiva inovadora de ensino e aprendizagem na Universidade Federal do Pará. O objetivo é potencializar o processo de construção e compartilhamento do conhecimento utilizando várias práticas pedagógicas, apropriando-se das linguagens mais tradicionais, como a oral, até as linguagens midiáticas contemporâneas, entre as quais se destacam redes sociais e ambientes virtuais de aprendizagem. Por conta desse primeiro desafio, o projeto recebeu esse nome tendo em vista as contribuições de Isaac Newton para a ciência, para a Matemática e especialmente para o Cálculo, com a sua concepção da Teoria das Fluxões, considerada o embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil