DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2960

Título: O curso de Matemática na UFPA - 60 anos de história (1954-2014): Entrevista com o Professor José Miguel Martins Veloso
Autor(es): Veloso, José Miguel Martins
Malcher, Maria Ataide
Araujo, Manoel Silvino Batalha de
Concepção: Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância em parceria com a Faculdade de Matemática da UFPA.
Data de publicação: 2023-02-23
Descrição: Depoimento do professor José Miguel Martins Veloso, que compõe uma série de entrevistas produzidas em virtude da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Matemática da UFPA. Veloso cursou bacharelado em Matemática na USP em 1968, porém, devido ao cenário político do Brasil naquele período, se mudou para o Chile e concluiu a graduação somente em 1976. No Chile, tornou-se mestre em Matemática pela então Universidad Tecnica Del Estado (1970-1973) e foi aprovado em dois concursos públicos para professor em universidades do país. Retornando ao Brasil cinco anos depois, tornou-se doutor em Matemática pela USP (1976-1980) e foi efetivado como docente da instituição. Em 1982 concluiu o pós-dourado na University of California. Em 1986 mudou-se para Belém, ingressou na UFPA como professor visitante e mais tarde tornou-se professor titular. Foi o primeiro doutor vinculado ao Departamento de Matemática da UFPA. Seguindo carreira na instituição, foi Chefe do Departamento de Matemática, coordenador do primeiro curso de mestrado em Matemática da UFPA e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Na entrevista, Veloso relembra sua trajetória na UFPA, destacando as contribuições realizadas no Departamento de Matemática, os esforços para a implementação da pós-graduação, o investimento na formação e qualificação dos professores e a criação do primeiro projeto de curso de graduação em Matemática, na modalidade a distância. A entrevista se encerra com as expectativas do professor para o futuro da Faculdade de Matemática da UFPA.
Assunto: Faculdade de Matemática
60 anos
História
Trajetória profissional
Memória da Faculdade
Expectativas para o Ensino de Matemática
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 00h56min26seg
Créditos: Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves. Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Araujo, Manoel Silvino Batalha; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves. Direção de Arte: Acquerello Design. Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata, a partir de depoimentos de professores da Faculdade de Matemática da UFPA, aposentados e em exercício, a memória da Faculdade de Matemática da Universidade, desde sua criação, em 1954 até os dias atuais. O objetivo é registrar e comemorar momentos de realizações destes profissionais dentro do percurso histórico da Faculdade ao longo dos seus 60 anos de existência. O recurso está dividido em três eixos temáticos: Trajetória, Memórias da Faculdade e Expectativas para o futuro. Os professores comentam acerca das suas trajetórias acadêmicas, bem como o que os motivou a escolher a matemática como área de atuação e como se deu o primeiro contato com a disciplina e a descoberta da vocação. Alem disso, os professores relatam algumas memórias da criação da Universidade Federal do Pará e, por sua vez, do Núcleo de Física e Matemática e, posteriormente, da Faculdade. Os docentes explicam como se deu o processo de qualificação do corpo docente e a consequente implantação dos Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado. Passando pela formação de professores no interior do estado. Por fim, os professores expõem suas expectativas para o futuro do ensino da matemática, ressaltando que é necessário pensar e criar algo novo e trazer inovação para a área.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
60 anos FACMAT_Entrevista Jose Miguel Martins Veloso.mp4199,29 MBMP4Download Visualizar

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil