DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/2962

Título: O curso de Matemática na UFPA - 60 anos de história (1954-2014): Entrevista com o Professor Gerson Lopes Raposo
Autor(es): Veloso, José Miguel Martins
Malcher, Maria Ataide
Araujo, Manoel Silvino Batalha de
Concepção: Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância em parceria com a Faculdade de Matemática da UFPA.
Data de publicação: 2023-02-23
Descrição: Depoimento do professor Gerson Lopes Raposo, que compõe uma série de entrevistas produzidas em virtude da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Matemática da UFPA. Gerson Raposo graduou-se em bacharelado em Matemática e obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente na mesma área. A carreira na docência iniciou ainda na graduação, quando ministrava aulas em escolas de ensino fundamental e médio, em Belém. Na UFPA, lecionou Cálculo ao longo de 30 anos para diversos cursos das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Posteriormente, foi aprovado em 1º lugar no concurso público para professor do Estado, onde seguiu carreira por 20 anos até se aposentar. Em seu relato, o professor resgata memórias da sua trajetória na UFPA como docente da Faculdade de Matemática, Chefe do Departamento de Matemática, coordenador do curso de Matemática e Diretor do Centro de Ciências Exatas. Na entrevista, Gerson Raposo apresenta, ainda, seu ponto de vista em relação às mudanças nos processos de ensino e aprendizagem ao longo dos anos e aponta suas expectativas para o futuro.
Assunto: Faculdade de Matemática
60 anos
História
Trajetória profissional
Memória da Faculdade
Expectativas para o Ensino de Matemática
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 00h40min37seg
Créditos: Direção Geral: Miranda, Fernanda Chocron; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves. Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Araujo, Manoel Silvino Batalha; Silva, Rodrigo Antonio da; Guedes, Suelen Miyuki Alves. Direção de Arte: Acquerello Design. Direção de Fotografia: Silva, Marcelo Rodrigues.
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons
Nota: Este conteúdo faz parte de uma série de entrevistas especiais que resgata, a partir de depoimentos de professores da Faculdade de Matemática da UFPA, aposentados e em exercício, a memória da Faculdade de Matemática da Universidade, desde sua criação, em 1954 até os dias atuais. O objetivo é registrar e comemorar momentos de realizações destes profissionais dentro do percurso histórico da Faculdade ao longo dos seus 60 anos de existência. O recurso está dividido em três eixos temáticos: Trajetória, Memórias da Faculdade e Expectativas para o futuro. Os professores comentam acerca das suas trajetórias acadêmicas, bem como o que os motivou a escolher a matemática como área de atuação e como se deu o primeiro contato com a disciplina e a descoberta da vocação. Além disso, os professores relatam algumas memórias da criação da Universidade Federal do Pará e, por sua vez, do Núcleo de Física e Matemática e, posteriormente, da Faculdade. Os docentes explicam como se deu o processo de qualificação do corpo docente e a consequente implantação dos Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado. Passando pela formação de professores no interior do estado. Por fim, os professores expõem suas expectativas para o futuro do ensino da matemática, ressaltando que é necessário pensar e criar algo novo e trazer inovação para a área.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
60 anos FACMAT_Entrevista Gerson Lopes Raposo.mp4128,52 MBMP4Download Visualizar

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil