DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/701

Título: Programa UFPA Ensino - Educação a Distância
Autor(es): Costa, Luciana Miranda.
Concepção: Este conteúdo foi concebido e desenvolvido pela Rádio Web UFPA.
Data de publicação: 2009
Descrição: Edição do programa UFPA Ensino, que integra a grade de programação da Rádio Web UFPA, sobre Educação a Distância que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA. O programa, dividido em três blocos, conta com a participação dos professores Selma Dias Leite e José Miguel Martins Veloso, e da estudante do Curso de Graduação Licenciatura em Matemática (polo de Bujarú), modalidade a distância, Aminadab Pereira Lima. Ao longo desta edição são apresentados os índices de crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil, com destaque para o estado do Pará. No primeiro bloco, os convidados conversam sobre o pioneirismo da UFPA nesta modalidade de ensino, evidenciando o quanto foi importante implantar a educação a distância nos municípios que se encontram distantes dos centros urbanos. A professora Selma Dias Leite ressalta os desafios do processo de implantação da EaD na instituição e apresenta os cursos ofertados nesta modalidade de ensino. Ainda na primeira parte do programa, os convidados debatem sobre as diferenças da metodologia de ensino a distância e presencial, sobre o papel do tutor, e sobre as vantagens e desvantagens da modalidade de ensino. No segundo bloco, o professor José Miguel explica como se dá o financiamento das atividades dessa modalidade de ensino que conta com a colaboração das prefeituras municipais. Além disso, os convidados conversam sobre a relação professor-aluno e aluno-aluno, sobre o uso das tecnologias da informação e das dificuldades de acesso a internet no interior do Estado, e sobre a necessidade de planejamento nas atividades do professor e do aluno. No terceiro e último bloco, os professores esclarecem dúvidas sobre a validade do diploma de uma graduação feita na modalidade a distância e sobre as perspectivas de crescimento da EaD na UFPA.
Assunto: Educação a distância
Metodologia de ensino
Papel do tutor
História
Vantagens
Planejamento
Relação professor aluno
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Desvantagens
Atividades acadêmicas
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 15min e 10seg
Parte 2: 16min e 22seg
Parte 3: 15min e 38seg
Créditos: Coordenação Geral: Costa, Luciana Miranda.
Produção e Roteiro: Lopes, Suzana; Yuri Rebêlo.
Apresentação: Amaral Filho, Otacílio.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Faculdade de Comunicação. Programa UFPA Ensino - Educação a distância. Autoria de Luciana Miranda Costa. Concepção e desenvolvimento: Rádio Web UFPA. In: Leite, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectiva da educação a distância da UFPA. Belém: UFPA, 2010. Disco 4 (Clipping). 1 Programa de rádio (47min e 10seg). Disponível em: < http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/701>Acesso em:
Licença: Attribution- NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Fonte: http://www.radio.ufpa.br/radioweb/player/player.php?arquivo=UFPA_ENSINO__EDUCACAO_A_DISTANCIA.mp3
Aparece nas Coleções: Áudio

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFPA_Ensino_parte1.mp321,34 MBMPEG AudioDownload Visualizar
UFPA_Ensino_parte2.mp323,04 MBMPEG AudioDownload Visualizar
UFPA_Ensino_parte3.mp322 MBMPEG AudioDownload Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil