DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/704

Título: Alfabetização com Base Linguística II
Autor(es): Corrêa, Guilhermina.
Leite, Selma Dias.
Concepção: Material didático concebido e desenvolvido pelo Projeto Academia Amazônia em parceria com o Programa de Educação a Distância da UFPA, hoje Assessoria de Educação a Distância (AEDi), na ocasião do Projeto Alfabetização com Base Linguística, coordenado pela professora Guilhermina Corrêa.
Data de publicação: 2010
Descrição: Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta um recurso didático pioneiro nas iniciativas do ensino na modalidade a distância na UFPA, produzido na década 1990, na ocasião do Projeto Alfabetização com Base Linguística. O vídeo apresenta um método desenvolvido para alfabetizar crianças tomando como elemento principal deste processo o texto, desenvolvendo atividades na linguagem oral e escrita. No recurso são destacados exemplos de como trabalhar a estrutura do texto, sinais de pontuação, limites de palavras e estruturação de parágrafos. Além disso, o vídeo colabora no estudo de vogais e consoantes para construção de palavras, dando ênfase as sílabas tônicas, átonas e encontros vocálicos.
Assunto: Alfabetização
Formação de professores
Educação básica
Educação a distância
Leitura
Concepção de texto
Prosódia
Sílaba tônica
Sílaba átona
Encontro vocálico
Compreensão
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 10min e 05seg
Parte 2: 08min e 12seg
Parte 3: 11min e 10seg
Créditos: Direção: Cassim, Jordy.
Roteiro: Corrêa, Guilhermina Pereira; Cardoso, Laura Letícia de Oliveira; Cardoso, Leonice da Rocha.
Texto: Corrêa, Guilhermina Pereira.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Programa de Educação a Distância. Alfabetização com base Linguística II. In: Leite, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectiva da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. Disco 1 (Material Didático). 1 vídeo (29min e 27seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/704>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: Em um primeiro momento, o material foi disponibilizado de forma restrita aos participantes do curso. Em 2009, foi feito um levantamento no acervo do projeto Academia Amazônia e a digitalização do conteúdo para integrar o material multimídia contido na publicação Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, que reúne além de documentário e entrevistas sobre a EaD na UFPA, materiais didáticos produzidos ao longo da trajetória do programa.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizacao II_parte1.mp446,08 MBMP4Download Visualizar
Alfabetizacao II_parte2.mp437,66 MBMP4Download Visualizar
Alfabetizacao II_parte3.mp451,48 MBMP4Download Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil