DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/781

Título: ABC Digital
Autor(es): Faculdade de Comunicação.
Concepção: Este conteúdo é resultado da disciplina obrigatória de Laboratório de Telejornalismo (Módulo Programa de Variedades), ofertada no primeiro semestre de 2009 aos alunos da turma 010 de Jornalismo 2007 da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher e a monitoria de Ana Juliana Fontes. Para o desenvolvimento do programa os alunos contaram com o apoio do projeto Academia Amazônia (FACOM/UFPA).
Data de publicação: 2009
Descrição: Vídeo de caráter experimental desenvolvido no âmbito da disciplina de Laboratório de Telejornalismo do curso de Comunicação Social da UFPA, em 2009, que disponibiliza ao público em geral informações sobre os possíveis usos da TV digital, ainda em processo de implantação no Brasil. A narrativa do vídeo é conduzida por um apresentador-personagem que “está assistindo a nova TV”. A partir de algumas situações, que se passam no sofá da sala de estar, o apresentador simula o uso de uma série de ferramentas e faz a opção por assistir programas que exemplificam as possíveis diferenças da programação da nova TV. Este trabalho propõe um modo diferenciado de informar e tornar compreensível algumas das mudanças que a nova TV poderá trazer ao dia-a-dia do telespectador, a partir de exemplos didáticos e simulações de uso. No vídeo são abordados alguns dos recursos de interatividade, nos diferentes níveis propostos por Fernando Crocomo, as mudanças no formato de inserção de anúncios publicitários, as possibilidades de modelagem de conteúdo e o aspecto ético da possível utilização dos canais de interatividade da nova TV.
Assunto: TV digital
TV aberta
Brasil
Usos e apropriações
Convergência tecnológica
Interatividade
Privacidade
Modelagem de conteúdo
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 06 min 02 seg
Parte 2: 07 min 17 seg
Parte 3: 04 min 54 seg
Créditos: Orientação: Malcher, Maria Ataide.
Monitoria: Fontes, Ana Juliana.
Produção, roteiro e direção: Machado, Diolene; Miranda, Fernada Chocron; Lopes, Suzana.
Apresentação: Pacheco, Raphael.
Arte: Lobo, Filipe.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Faculdade de Comunicação. ABC Digital. Orientação de Maria Ataide Malcher. Direção: Diolene Machado, Fernanda Chocron Miranda e Suzana Lopes. Apresentação: Raphael Pacheco. Belém: UFPA, 2009. 1 vídeo (18min). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/781>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: Em 2010, o vídeo recebeu, na categoria Jornalismo, modalidade Produção em Jornalismo Utilitário, o prêmio nacional da XVII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Após a experiência com a construção do vídeo, o ABC Digital se tornou projeto de pesquisa da Faculdade de Comunicação, que mesmo sem fomento, já produziu artigos e resumos para anais de eventos de caráter regional, nacional e internacional e a publicação de capítulos de livro e de uma coleção de livros de bolso sobre “TV digital”.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABC_Digital_parte1.mp428,55 MBMP4Download Visualizar
ABC_Digital_parte2.mp434,36 MBMP4Download Visualizar
ABC_Digital_parte3.mp418,24 MBMP4Download Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil