DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/794

Título: Projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro e da Dança no Pará (Programa Piloto com Eny Corrêa)
Autor(es): Refkalefsky, Margaret.
Malcher, Maria Ataide.
Concepção: Este conteúdo é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e foi desenvolvido pelo projeto Academia Amazônia (FACOM/UFPA) em parceria com a Escola de Teatro e Dança, via coordenação do Teatro Universitário Cláudio Barradas.
Data de publicação: 2010
Descrição: Programa Piloto do Projeto Ribalta que tem como objetivo realizar uma série de debates com grandes mestres do teatro e da dança paraense visando o registro e preservação da memória da área para que o resultado seja fonte de pesquisa e estudo de professores, alunos e técnicos das diferentes áreas do conhecimento. O programa consiste em uma entrevista de uma personalidade do Teatro ou da Dança paraense conduzida por um apresentador e por convidados que conhecem a obra e trajetória do entrevistado. Com o formato ao vivo, o programa também permite a plateia do Teatro fazer perguntas ao entrevistado que fica no centro do palco. Na edição piloto, a entrevistada foi Eny Corrêa e os convidados: Roberta Rezende; Waldeth Brito; Beth Gomes; Sônia Massoud. Neste programa a entrevistada é a professora Eny Correa, uma referencia para a dança no Pará. Formada em Educação Física, pela Universidade Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, retornou a Belém em 1967 cheia de ideias e conhecimento. Neste mesmo ano conseguiu uma parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a secretaria de Educação e Cultura para promover o primeiro curso de dança moderna em Belém, sendo o embrião para a formação do grupo coreográfico da UFPA, que depois se transformou num polo de experimentação responsável pela formação de grandes nomes no Pará. Sua grande paixão foi a manifestação corporal artística, teve influencia de Maria Helenita Scierpe e Isadora Duncan. Ao trazer este conhecimento pra Belém teve a preocupação de adaptá-lo de acordo com a realidade regional do povo paraense a quem considera muito expressivo e criativo, por isso sua preocupação em preservar a identidade regional. Sempre se preocupou em inovar, em fazer algo diferente, em integralizar as diversas manifestações da arte como a musica, o teatro, a dança, em uma época tradicional, o que demonstra que estava à frente do seu tempo. Este programa documental conta um pouco de sua historia de vida, sua carreira, com a participação de pessoas que fizeram parte de sua história como Beth Coelho, Sônia Massoud, Roberta Rezende e Waldeth Brito.
Assunto: Programa de entrevista
História
Vida
Arte Pará
Dança
Dança moderna
Estudo
Coreografia
Comunicação não verbal
Arte na educação
Abstração
Artes cênicas
Cultura popular
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Belém
Pará
Obra
Eny Corrêa
Teatro
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 01: 11min e 19seg
Parte 02: 09min e 07seg
Parte 03: 07min e 30seg
Parte 04: 11min e 34seg
Parte 05: 06min e 56seg
Parte 06: 10min e 30seg
Parte 07: 07min e 09seg
Parte 08: 09min e 13seg
Parte 09: 10min e 27seg
Parte 10: 12min e 57seg
Créditos: Produção: Lopes, Suanny; Fontes, Ana Juliana; Cristo, Élida; Miranda, Diogo; Tomaz, Pedro Henrique; Nascimento, Uriel; Araújo, Erizani; Goulart, Thamires.
Entrevistada: Corrêa, Eny.
Apresentador: Silva, Alberto.
Participantes: Rezende, Roberta; Brito, Waldeth; Gomes, Beth; Massoud, Sônia.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Instituto de Ciências das Artes. Instituto de Letras e Comunicação. Projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro e da Dança no Pará (Programa Piloto com Eny Corrêa). Autoria de Margaret Refkalefsky e Maria Ataide Malcher. Concepção e desenvolvimento: Projeto Academia Amazônia e Escola de Teatro e Dança. Entrevistado: Eny Corrê-a. Belém: UFPA, 2010. 1 vídeo (1h 36min 42seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/794>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Nota: O projeto “Ribalta”: Memória e Trajetória do Teatro e da Dança no Pará foram produzidos dois programas piloto sendo um voltado para a memória do Teatro (Cláudio Barradas) e outro da Dança paraense (Eni Corrêa).
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil