DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/877

Título: Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Maria Cândida Mendes Forte (áudio)
Autor(es): Leite, Selma Dias.
Malcher, Maria Ataide.
Seixas, Netília Silva dos Anjos.
Paula, Leandro Raphael N. de.
Concepção: Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Projeto Academia Amazônia em parceria com a Assessoria de Educação a Distância da UFPA.
Data de publicação: 2010
Descrição: Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato da professora Maria Cândida Forte, que apresenta como se deu a implantação de um programa de educação a distância na Universidade Federal do Pará, com o auxílio do Promesup, no início da década de 90, para dar conta de recuperar algumas deficiências acumuladas durante décadas. Dentre elas destaca o número insuficiente de vagas na educação superior, a grande quantidade de professores leigos atuando na escola básica e a necessidade de atualização de professores de biologia, física e matemática. Pontua que na época alguns municípios já eram atendidos pelo projeto de interiorização da UFPA, mas ainda sim não era suficiente para demanda de pessoas interessadas. Evidencia a necessidade de quebrar algumas resistências iniciais e a experiência vivida por alguns professores da UFPA que buscaram sua qualificação por meio da modalidade de ensino a distancia na Universid Nacional de Educación a Distancia (UNED) não apenas pelo mérito da qualificação mas também pelo respaldo que agora poderiam apresentar sobre a educação a distancia. Destaca a criação de uma Secretaria de educação a distancia e uma Divisão dentro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior como elementos fundamentais para o desenvolvimento e apoio da educação a distancia no Brasil. Relata da realização de seminários internacionais sobre a educação a distância ocorridos em Belém organizados pela UFPA com ressalto as oficinas ministradas. Ao final, destaca o desenvolvimento positivo da educação a distancia da UFPA, mas que ainda necessita alcançar outros patamares para atender àqueles que ainda esperam por uma oportunidade de qualificação educacional e/ou profissional.
Assunto: Educação a distância
Ensino superior
Implantação
Amazônia
Formação de professores
Programa Multinacional de Educação Média e Superior (PROMESUP)
Universid Nacional de Educación a Distancia (UNED)
Interiorização
Política educacional
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 51min e 38seg
Créditos: Direção Geral: Malcher, Maria Ataide.
Direção de Executiva: Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Rose Pepe Produções e Design.
Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Leandro Raphael N. de Paula.
Produção: Fontes, Ana Juliana; Miranda, Fernanda Chocron; Paula, Leandro Raphael N. de; Souza, Maíra de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de Comunicação. Educação sem fronteiras na Amazônia: entrevista com Maria Cândida Mendes Forte (áudio). In: Leite, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectiva da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. Disco 4. (Entrevistas). (48min e 45seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/877>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Aparece nas Coleções: Áudio

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entrevista - Maria Candida.mp348,43 MBMPEG AudioDownload Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil