DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/880

Título: Projeto Educação sem Fronteiras na Amazônia: entrevista com Selma Dias Leite (áudio)
Autor(es): Leite, Selma Dias.
Malcher, Maria Ataide.
Seixas, Netília Silva dos Anjos.
Paula, Leandro Raphael N. de.
Concepção: Este trabalho foi concebido e desenvolvido pelo Projeto Academia Amazônia em parceria com a Assessoria de Educação a Distância da UFPA.
Data de publicação: 2010
Descrição: Este conteúdo, que faz parte do material multimídia contido no livro Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA, apresenta o relato da professora Selma Leite que discorre sobre a trajetória da educação a distância da Universidade Federal do Pará. A entrevistada destaca que o início do projeto se deu por meio do Programa Multinacional de Educação Média e Superior (PROMESUP), formado por países da America Latina e Cuba. Para colocar em prática na UFPA a educação a distância o grupo de professores envolvidos na implantação, entre eles a entrevistada, sofreu preconceito por parte dos professores que não acreditavam nesta modalidade de ensino. Destaca a participação da Open University da Inglaterra em apoiar na criação da educação a distancia da UFPA, principalmente para o curso de Matemática. Apresenta a UNIREDE (Universidade Virtual Publica do Brasil) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) como resultados da implantação da educação a distância no Brasil. Evidencia o papel dos consórcios para o fortalecimento da EaD. Aborda, também, como a educação a distância foi inserida no PDI da UFPA. Relata, também, o percurso de alguns cursos, dentre eles o curso de Licenciatura em Matemática a distância com suas dificuldades iniciais. Finaliza que no estado do Pará, todos os polos de atendimento aos alunos, em breve, vão disponibilizar por meio da Universidade Aberta do Brasil formação aos seus professores ainda leigos. Sem a educação a distância, isto não seria possível. Aborda, ainda, a necessidade de um planejamento integrado para garantir as oportunidades de acesso com qualidade.
Assunto: Educação a distância
Ensino superior
Implantação
Amazônia
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Programa Multinacional de Educação Média e Superior (PROMESUP)
Universidade Virtual Pública do Brasil (UNIREDE)
Consórcios
Tecnologia da informação e comunicação
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: 44min e 50seg
Créditos: Direção Geral: Malcher, Maria Ataide.
Direção Executiva: Miranda, Fernanda Chocron.
Direção de Arte: Rose Pepe Produções e Design.
Roteiro: Miranda, Fernanda Chocron; Leandro Raphael N. de Paula.
Produção: Fontes, Ana Juliana; Miranda, Fernanda Chocron; Paula, Leandro Raphael N. de; Souza, Maíra de.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Assessoria de Educação a Distância. Faculdade de Comunicação. Educação sem fronteiras na Amazônia: entrevista com Selma Dias Leite (áudio). In: Leite, Selma Dias et al. Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectiva da educação a distancia da UFPA. Belém: UFPA, 2010. Disco 4. (Entrevistas). (36min e 32seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/880>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Aparece nas Coleções: Áudio

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entrevista - Selma Leite.mp342,05 MBMPEG AudioDownload Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil