Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link:
http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/939
|
Título: | Universidade Multicampi - 25 anos de ensino superior regionalizado no Pará: entrevista com Marcos Ximenes Ponte |
Autor(es): | Fontes, Edilza Joana Oliveira |
Concepção: | Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes que coordena o Projeto Universidade Multicampi e desenvolvido em parceria com o Projeto Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação da UFPA. |
Data de publicação: | 2011 |
Descrição: | O projeto Universidade Multicampi trata do processo de interiorização de Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciado na década de 1980, na gestão do então Reitor José Seixas Lourenço (1985 – 1989). Na fase inicial, deu-se prioridade aos cursos de licenciatura de Letras, Matemática, História, Geografia e Pedagogia. O projeto além de qualificar professores leigos deu oportunidade de trabalho para aqueles já formados em Licenciatura Plena. Os cursos possuíam formato intervalar e proporcionavam acesso à educação superior aos municípios de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure, municípios selecionados mediante levantamento de desenvolvimento econômico feito no Estado. O processo, num primeiro momento, foi independente, recebendo apoio do Ministério da Educação (MEC) anos após sua implementação, na década de 1990 e ampliando seu campo de ação nos anos 2000.
Nesta produção encontra-se entrevista concedida pelo Professor Marcos Ximenes Ponte, Pós-doutor em Ciências Sociais Aplicadas com ênfase em Economia dos Recursos Naturais pela Universidade de Missouri (Colúmbia 1997-1998). Neste relato discorre sobre sua formação e sua trajetória na Universidade Federal do Pará (UFPA), desde suas graduações em Engenharia Mecânica (196-1973) e Matemática (1970-1973) até seu ingresso na gestão administrativa da instituição, quando atuou como reitor no quadriênio 1993-1997. O professor ressalta a aproximação entre Universidade e sociedade a partir do processo de interiorização, destaca suas ações em favor da ampliação da interiorização no Campi de Bragança, Castanhal e Santarém. Argumenta que o sucesso deste processo de interiorização se deve, além da mobilização dos governadores do estado da época em contribuir com algum recurso, mobilização dos professores para se deslocar em período de férias para ministrar aulas e também, a importância da sensibilidade de cada reitor em dar continuidade ao processo de interiorização. |
Assunto: | Projeto Multicampi Formação de professores Educação superior Extensão universitária Educação a distância Planejamento estratégico |
Idioma original: | pt_BR |
Tempo/Tamanho: | Parte 1: 10min e 36seg Parte 2: 14min e 31seg Parte 3: 09min e 44seg Parte 4: 09min e 59seg Parte 5: 14min e 12seg |
Créditos: | Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da. Roteiro de entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira. Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira. Produção Executiva: Rodrigues, Clareana. Produção: Fadel, Ana Caroline; Rodrigues, Clareana; Miranda, Fernanda Chocron; Dias, Geisa; Reale, Manuella; Miyuki, Suelen; Neves, Thiane; Pinho, Uriel; Brasil, Vanessa. |
Referência: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Reitoria. Universidade Multicampi - 25 anos de ensino superior regionalizado no Pará: entrevista com Marcos Ximenes Ponte. Belém: UFPA, 2011. 1 vídeo (59 min e 04 seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/939>. Acesso em: |
Licença: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons. |
Aparece nas Coleções: | Vídeo
|
Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.
|