DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/952

Título: Universidade Multicampi - 25 anos de ensino superior regionalizado no Pará: entrevista com Aldo Gomes Queiroz
Autor(es): Fontes, Edilza Joana Oliveira
Concepção: Este material foi concebido pela professora doutora Edilza Joana Oliveira Fontes que coordena o Projeto Universidade Multicampi e desenvolvido em parceria com o Projeto Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação da UFPA.
Data de publicação: 2011
Descrição: O projeto Universidade Multicampi trata do processo de interiorização de Ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciado na década de 1980, na gestão do então Reitor José Seixas Lourenço (1985 – 1989). Na fase inicial, deu-se prioridade aos cursos de licenciatura de Letras, Matemática, História, Geografia e Pedagogia. O projeto além de qualificar professores leigos deu oportunidade de trabalho para aqueles já formados em Licenciatura Plena. Os cursos possuíam formato intervalar e proporcionavam acesso à educação superior aos municípios de Abaetetuba, Altamira, Castanhal, Marabá, Santarém e Soure, municípios selecionados mediante levantamento de desenvolvimento econômico feito no Estado. O processo, num primeiro momento, foi independente, recebendo apoio do Ministério da Educação (MEC) anos após sua implementação, na década de 1990 e ampliando seu campo de ação nos anos 2000. Neste conteúdo encontra-se entrevista concedida pelo Professor Aldo Gomes Queiroz, Doutor em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA 2008-2011), na qual discorre sobre sua participação no processo de interiorização da instituição, destacando a dificuldade diante de um projeto independente da autorização do MEC, de muita ousadia e coragem, em uma época em que não existiam políticas publicas para dar respaldo a tal ação. Foi coordenador do Campi de Santarém da Universidade Federal do Pará de 1986 a 2002 e Pró-reitor de Planejamento Institucional da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA) de 2009 a 2013.
Assunto: Projeto Multicampi
Formação de professores
Educação superior
Extensão universitária
Planejamento estratégico
Educação a distância
Idioma original: pt_BR
Tempo/Tamanho: Parte 1: 11min e 28seg
Parte 2: 10min e 17seg
Parte 3: 08min e 37seg
Parte 4: 10min e 21seg
Parte 5: 11min e 02seg
Créditos: Coordenação Executiva: Silva, Maria de Lourdes da.
Roteiro de entrevista: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Entrevistadora: Fontes, Edilza Joana Oliveira.
Produção Executiva: Rodrigues, Clareana.
Produção: Fadel, Ana Caroline; Rodrigues, Clareana; Miranda, Fernanda Chocron; Dias, Geisa; Reale, Manuella; Miyuki, Suelen; Neves, Thiane; Pinho, Uriel; Brasil, Vanessa.
Referência: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Reitoria. Universidade Multicampi - 25 anos de ensino superior regionalizado no Pará: entrevista com Aldo Gomes Queiroz. Belém: UFPA, 2011. 1 vídeo (51min e 45seg). Disponível em: <http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/952>. Acesso em:
Licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported da Creative Commons.
Aparece nas Coleções: Vídeo

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil