DSpace
Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://www.multimidia.ufpa.br/jspui/handle/321654/964

Título: Laboratório Virtual para auxílio no Ensino de Eficiência Energética
Autor(es): Ribeiro Filho, Manoel.
Silva, Rogério.
Pinheiro, Diego Carneiro.
Leal, Fernanda de Aguiar.
Concepção: O laboratório virtual foi desenvolvido no período de agosto/2010 a agosto/2011, pelo Laboratório de Realidade Virtual (LaRV). O Laboratório de Realidade Virtual é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de aplicações 3D destinadas a diversas áreas. Vinculado à Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará, o LaRV atua desde 2003 sob a coordenação do Prof. Manoel Ribeiro Filho.
Data de publicação: 2011
Descrição: O Laboratório Virtual para auxílio ao Ensino de Eficiência Energética é baseado em um Sistema de Bombeamento de Água. A falta de uma abordagem adequada ao ensino de eficiência energética e conservação de energia, em muitos cursos de Engenharia das universidades brasileiras, contribui para o aumento do desperdício de energia elétrica. Como contribuição para resolver esse problema foi construído um laboratório virtual voltado à realização de ensaios de eficiência energética em um sistema motriz de bombeamento d’água. Concluiu-se que o sistema se adéqua satisfatoriamente aos objetivos para os quais se destina: ensaio por estrangulamento da tubulação por meio de fechamento/abertura de uma válvula e ensaio através da variação da velocidade do motor elétrico por meio de inversor de frequência. Observou-se que a utilização do sistema é de fácil compreensão por parte dos usuários e que o desenvolvimento dos experimentos através da ferramenta virtual proporciona um grau de retenção dos conhecimentos igual ou superior se comparado aos métodos tradicionais. A ferramenta se propõe ser útil como auxílio ao ensino continuado (além dos laboratórios físicos) e demonstra ser bastante eficiente como ferramenta para ensino a distância, fato constatado por meio de uma avaliação do sistema feita pelos alunos de engenharia e arquitetura que fazem uso do Laboratório real na disciplina de Eficiência Energética.
Assunto: Laboratório virtual
Engenharia Elétrica
Eficiência energética
Informática na educação
Graduação
Idioma original: pt_BR
Créditos: Coordenação Geral: Ribeiro Filho, Manoel.
Programação: Pinheiro, Diego Carneiro; Leal, Fernanda de Aguiar; Melo, Igor Samuel Moreira de.
Consultoria: Silva, Rogério; Loureiro, Igor.
Narração: Leal, Fernanda de Aguiar.
Seleção e Revisão de Texto: Ribeiro Filho, Manoel.
Licença: Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Nota: O laboratório virtual está disponível para download na página do repositório e é totalmente gratuito. Na elaboração foi utilizado o software de modelagem tridimensional 3ds Max para criação dos objetos que constituem o ambiente virtual; o software GIMP para edição e tratamento de imagens e criação de texturas; e o sistema de autoria ITV (Instruções Técnicas Virtuais) desenvolvido pelo LaRV da UFPA para o carregamento dos modelos no ambiente virtual e posterior realização dos experimentos, assim como a manipulação dos equipamentos (translação, rotação, transparência) através de uma interface gráfica. O Laboratório foi desenvolvido em linguagem C++, com motor gráfico Ogre3D, e tratamento de som Open AL e Fmod.
Instruções: Após fazer o download, você deve descompactar o arquivo. Com isso, serão criados quatro diretórios no seu computador, sendo eles: executável, ITV, media e mediaQT. Entre no diretório executável e clique no arquivo BancadasVirtuais.exe para rodar o programa. Quando o programa abrir, vá ao menu Arquivo, submenu Abrir projeto, e escolha o arquivo LabQali.itv. Esse procedimento leva um tempo para carregar e começar a rodar. Durante esse processo, você pode clicar na barra de espaço do seu computador para pausar, e para continuar aperte novamente a barra de espaço. Na tela do usuário há três botões que abrem arquivos pdf. de ajuda, sendo: manual usuário, referencial teórico e roteiro da experiência. Para rodar este conteúdo, o seu computador deve ter uma placa de vídeo de no mínimo 250MB e ter sistema operacional Windows.
Aparece nas Coleções: Animação / Simulação

Arquivos neste Item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BancadasVirtuais.zip133,47 MBArquivos compactados ZIPDownload Visualizar

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Powered by DSpace software, Version 4.3
     Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa 01 - Guamá - Belém/PA - Brasil